sexta-feira, 26 de março de 2004
Euclides, Oitavo Teorema, Optica, pag.164: «Quando colocados a distâncias diferentes, dois objectos não são vistos de acordo com a proporção entre as suas distâncias.»
A prova desta proposição está na demonstração de que a diferença entre as distâncias é superior à que existe entre os ângulos.
Curiosa a forma como, na Antiguidade, a imagem bidimensional, no plano, é tratada. Vitrúvio fala de scenographia como o método de representação perspética dos edifícios numa superfície plana, tanto com objectivos arquitectónicos como teóricos. Vitrúvio distingue, aliás, três termos, a saber: ichonographia, que é a representação de um edifício num plano; orthographia, que é o alçado do edifício; scenographia, que é a sua representação perspética. E, em relação a isto, Panofsky faz um comentário formidável: “Segundo esse texto (Vitrúvio, Cenografia), (...) o arquitecto, esforçando-se por chegar à «pros opsin euruthmia» (proporção de acordo com a impressão visual), ou seja, a forma agradável enquanto impressão subjectiva, deverá debruçar-se sobre os enganos do olhar.”
A prova desta proposição está na demonstração de que a diferença entre as distâncias é superior à que existe entre os ângulos.
Curiosa a forma como, na Antiguidade, a imagem bidimensional, no plano, é tratada. Vitrúvio fala de scenographia como o método de representação perspética dos edifícios numa superfície plana, tanto com objectivos arquitectónicos como teóricos. Vitrúvio distingue, aliás, três termos, a saber: ichonographia, que é a representação de um edifício num plano; orthographia, que é o alçado do edifício; scenographia, que é a sua representação perspética. E, em relação a isto, Panofsky faz um comentário formidável: “Segundo esse texto (Vitrúvio, Cenografia), (...) o arquitecto, esforçando-se por chegar à «pros opsin euruthmia» (proporção de acordo com a impressão visual), ou seja, a forma agradável enquanto impressão subjectiva, deverá debruçar-se sobre os enganos do olhar.”