terça-feira, 12 de outubro de 2004
A educação de Pedro
Se alguém disse: Todos os corpos cheiram bem ou não cheiram bem, verifica-se ainda uma terceira possibilidade, que é a de nenhum deles cheirar a nada (não ter cheiro) e então ambas as proposições contrárias podem ser falsas; se eu disse que todos os corpos são odoríferos ou não são odoríferos, os dois juízos são contraditórios entre si e só o primeiro é falso, mas o seu oposto contraditório, ou seja, alguns corpos não são odoríferos inclui os corpos que não cheiram absolutamente nada; na oposição precedente (per disparata) a condição contingente do conceito de corpo (o cheiro) subsistia apesar do juízo contrário e não era, por conseguinte, suprimida neste; eis porque o último não era o oposto contraditório do primeiro.
Se alguém disse: Todos os corpos cheiram bem ou não cheiram bem, verifica-se ainda uma terceira possibilidade, que é a de nenhum deles cheirar a nada (não ter cheiro) e então ambas as proposições contrárias podem ser falsas; se eu disse que todos os corpos são odoríferos ou não são odoríferos, os dois juízos são contraditórios entre si e só o primeiro é falso, mas o seu oposto contraditório, ou seja, alguns corpos não são odoríferos inclui os corpos que não cheiram absolutamente nada; na oposição precedente (per disparata) a condição contingente do conceito de corpo (o cheiro) subsistia apesar do juízo contrário e não era, por conseguinte, suprimida neste; eis porque o último não era o oposto contraditório do primeiro.
Immanuel Kant in Crítica da Razão Pura, Livro Segundo: Dos raciocínios dialécticos da razão pura, Capítulo II, Sétima Secção, A 503.