<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/6432744?origin\x3dhttp://antesdetempo.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

segunda-feira, 8 de novembro de 2004

 
"Epur si Muove!"

Galileu

DSN - homenagem aos que nunca são lembrados

O projecto DSN - Deep Space Network - está subjacente, neste momento, a grande parte da exploração espacial. É através dele que são dadas ordens de movimentação e manutenção às duas sondas-rovers (a Spirit e a Opportunity) que se "passeiam" por Marte; é através dele que recebemos grande parte do "correio da Cassini" que orbita Saturno; é através dele, que temos a percepção de muitos dos acontecimentos cósmicos que visionamos diáriamente através dos satélites que orbitam o nosso planeta; e, é através dele que "tomamos conta" do Sol, diáriamente.

O Deep Space Network é, neste momento, constituído por três estações: a de Goldstone, no deserto de Mojave, na Califórnia; a de Madrid, nos arredores da capital espanhola e a de Camberra, na Austrália. São estas 3 estações que, com as suas potentes antenas, regem a nossa exploração do espaço. Nelas trabalham 24 sobre 24 horas, homens e mulheres cuja única prioridade é reconhecer que "Epur si Muove!" (No entanto, ela move-se). A rotação da nossa Terra não permite que tudo isto que se passa seja possível sem a total dedicação de tanta gente que, à volta do Mundo, dia e noite, torna esta aventura possível.




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?