sexta-feira, 18 de março de 2005
___________________________________________________________________
Um livro
Esta obra reune a secção "Philosophie" do Big Typescript de Wittgenstein, composta em 1939, e um conjunto de notas de George Moore, de 1930 a 1933, por ocasião dos cursos ministrados por Wittgenstein em Cambridge, logo após o seu regresso a Inglaterra que ocorreu em 1929.
Embora o Tratado Lógico-Filosófico seja, sem dúvida, a obra mais conhecida de Wittgenstein, o Big Typescript reveste-se de um interesse absoluto pelo pensamento inédito que encerra. Este manuscrito faz parte dos raros textos compostos pela própria mão de Wittgenstein, e tem, por isso, um valor muito superior áqueles que os editores reuniram e organizaram após a sua morte. Por outro lado, as notas de Moore oferecem-nos um singular entendimento sobre a natureza das investigações filosóficas em que Wittgenstein se encontrava empenhado, a originalidade dos percursos e, também, as dificuldades de Wittgenstein em encontrar caminhos de pensamento que lhe permitissem a comunicação com os seus alunos.
Esta obra reune a secção "Philosophie" do Big Typescript de Wittgenstein, composta em 1939, e um conjunto de notas de George Moore, de 1930 a 1933, por ocasião dos cursos ministrados por Wittgenstein em Cambridge, logo após o seu regresso a Inglaterra que ocorreu em 1929.
Embora o Tratado Lógico-Filosófico seja, sem dúvida, a obra mais conhecida de Wittgenstein, o Big Typescript reveste-se de um interesse absoluto pelo pensamento inédito que encerra. Este manuscrito faz parte dos raros textos compostos pela própria mão de Wittgenstein, e tem, por isso, um valor muito superior áqueles que os editores reuniram e organizaram após a sua morte. Por outro lado, as notas de Moore oferecem-nos um singular entendimento sobre a natureza das investigações filosóficas em que Wittgenstein se encontrava empenhado, a originalidade dos percursos e, também, as dificuldades de Wittgenstein em encontrar caminhos de pensamento que lhe permitissem a comunicação com os seus alunos.