<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6432744\x26blogName\x3dANTES+DE+TEMPO\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://antesdetempo.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://antesdetempo.blogspot.com/\x26vt\x3d810648869186397672', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

quarta-feira, 9 de março de 2005

 
Um livro



Matila C. Ghyka é o autor de um dos mais fascinantes estudos alguma vez realizados sobre o Número e a geometria pitagórica: Le Nombre d'Or (escrito em 1921), nos seus dois magníficos e, hoje em dia, raros volumes (Vol. I - Les Rithmes e Vol. II - Les Rites). Em Philosophie et Mystique du Nombre, M. Ghyka prossegue esse estudo abordando as origens das primeiras leis do Número e encontrando no pensamento pitagórico a fonte simbólica de toda a nossa cultura filosófica.
Matila Ghyka estabelece aqui relações notáveis entre o peso simbólico do Número em áreas como a simbólica da Kabbala e as situações mais avançadas da ciência contemporânea: geometria, logística, mecânica quântica, mecânica ondulatória, cibernética, sem esquecer a mística do Número tal como ela se reflete na música ou na poesia.
Ghyka aborda, nesta obra, problemas tão diversos como a harmonia dos Números na doutrina pitagórica, o princípio da analogia no pensamento ocidental, a influência do pitagorismo no pensamento cristão e hebraico, a equipartição do espaço e dos hiperespaços, o binómio de Newton e o polinómio de Leibniz, a logística, a cibernética, a teoria dos grupos e das invariantes, a relatividade e a mecânica quântica ondulatória, a dicotomia da linguagem, a modulação, a proporção e a euritmia e, também, na área da química, a genética, a teoria de Schrödinger e as mutações.




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?