quarta-feira, 23 de março de 2005
Um livro
Truth and Method, aqui na segunda edição em língua inglesa da obra de referência de Gadamer que teve a sua primeira edição original, Wahrheit und Methode, em 1960. Esta obra é, sem dúvida, uma das duas ou três obras mais importantes do século XX sobre filosofia e hermenêutica. Obra inegávelmente difícil, resultado de uma vida dedicada à filosofia, à leitura e ao ensino.
O termo original Bildung é aqui traduzido por "cultura" mas Gadamer faz notar que a raíz do termo é Bild que significa "forma", "imagem". O que Gadamer pretende aqui é estruturar a temporalidade da arte. A arte transcende, assim, a História no sentido em que as "experiências", encaradas como resíduos de momentos vividos, constituem o material artístico que se pode transformar em obra de arte e adquirir um significado universal que vai para além da História. Gadamer insiste na relação entre a obra e o real, usando uma linguagem neo-platónica, o problema da re-presentação, rejeitando os sistemas miméticos de repetição do real. Na segunda parte da obra, Gadamer aborda o problema das ciências e suas teorias, particularmente do século XIX alemão. Na terceira parte é abordado o problema da linguagem como meio da experiência hermenêutica, no sentido em que a linguagem possibilita a determinação do objecto hermenêutico.
Truth and Method, aqui na segunda edição em língua inglesa da obra de referência de Gadamer que teve a sua primeira edição original, Wahrheit und Methode, em 1960. Esta obra é, sem dúvida, uma das duas ou três obras mais importantes do século XX sobre filosofia e hermenêutica. Obra inegávelmente difícil, resultado de uma vida dedicada à filosofia, à leitura e ao ensino.
O termo original Bildung é aqui traduzido por "cultura" mas Gadamer faz notar que a raíz do termo é Bild que significa "forma", "imagem". O que Gadamer pretende aqui é estruturar a temporalidade da arte. A arte transcende, assim, a História no sentido em que as "experiências", encaradas como resíduos de momentos vividos, constituem o material artístico que se pode transformar em obra de arte e adquirir um significado universal que vai para além da História. Gadamer insiste na relação entre a obra e o real, usando uma linguagem neo-platónica, o problema da re-presentação, rejeitando os sistemas miméticos de repetição do real. Na segunda parte da obra, Gadamer aborda o problema das ciências e suas teorias, particularmente do século XIX alemão. Na terceira parte é abordado o problema da linguagem como meio da experiência hermenêutica, no sentido em que a linguagem possibilita a determinação do objecto hermenêutico.