<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6432744\x26blogName\x3dANTES+DE+TEMPO\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://antesdetempo.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://antesdetempo.blogspot.com/\x26vt\x3d810648869186397672', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>

quarta-feira, 23 de março de 2005

 
Um livro



Truth and Method, aqui na segunda edição em língua inglesa da obra de referência de Gadamer que teve a sua primeira edição original, Wahrheit und Methode, em 1960. Esta obra é, sem dúvida, uma das duas ou três obras mais importantes do século XX sobre filosofia e hermenêutica. Obra inegávelmente difícil, resultado de uma vida dedicada à filosofia, à leitura e ao ensino.
O termo original Bildung é aqui traduzido por "cultura" mas Gadamer faz notar que a raíz do termo é Bild que significa "forma", "imagem". O que Gadamer pretende aqui é estruturar a temporalidade da arte. A arte transcende, assim, a História no sentido em que as "experiências", encaradas como resíduos de momentos vividos, constituem o material artístico que se pode transformar em obra de arte e adquirir um significado universal que vai para além da História. Gadamer insiste na relação entre a obra e o real, usando uma linguagem neo-platónica, o problema da re-presentação, rejeitando os sistemas miméticos de repetição do real. Na segunda parte da obra, Gadamer aborda o problema das ciências e suas teorias, particularmente do século XIX alemão. Na terceira parte é abordado o problema da linguagem como meio da experiência hermenêutica, no sentido em que a linguagem possibilita a determinação do objecto hermenêutico.




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?