<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6432744\x26blogName\x3dANTES+DE+TEMPO\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://antesdetempo.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://antesdetempo.blogspot.com/\x26vt\x3d810648869186397672', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

quarta-feira, 21 de setembro de 2005

 
(Im)pressões

Helen Frankenthaler


H. Frankenthaler, Tales of Genji V, xilogravura e stencil sobre papel manual, 1987.

Helen Frankenthaler é uma das mais notáveis pintoras que surge nos Estados Unidos na década de 50. Nas suas primeiras exposições em Nova York, em 1951 e 1952, é evidente a influência de Pollock. Frankenthaler desenvolve uma pintura de carácter lírico e de delicada intervenção gestual. A partir de 1957 a autonomia de linguagem da pintora é já evidente. Criticada por alguns pelo facto da sua pintura não ser suficientemente "heróica" comparada com outros pintores do Expressionismo Abstracto norte-americano, Frankenthaler sempre optou por uma visão marcadamente poética.


H. Frankenthaler, Tiger's Eye, águas-tintas, águas-fortes, litografia e serigrafia, 1987.


O seu contacto com a Gravura dá-se em 1961. É um primeiro contacto difícil, embora repleto de curiosidade. Frankenthaler desenvolve uma pintura baseada em experimentações formais com resultados previsíveis. Nas suas primeiras gravuras, nota um aumento da disciplina experimental e, simultâneamente, um aumento da imprevisibilidade. São necessários vários anos para Helen Frankenthaler dominar totalmente o meio. Ela própria afirma que só em 1987 com a série Tiger's Eye, se sente à vontade na conjugação de técnicas com total expressividade. Nesta série Frankenthaler conjuga a litografia com as águas-fortes e a serigrafia. Extremamente cuidada, também, a selecção dos suportes, regra geral, papéis manuais, especialmente fabricados para determinadas séries.



H. Frankenthaler, Tiger's Eye, águas-tintas, águas-fortes, litografia e serigrafia, 1987.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?