terça-feira, 21 de março de 2006
Long & Penone
No Tucci Russo Studio per l’Arte Contemporanea, em Turim, uma dupla exposição a não perder: Richard Long e Giuseppe Penone. Se Penone, que esteve em evidência o ano passado no Centro Pompidou, é claramente um dos artistas da Arte Povera, assumindo essa filiação desde a sua primeira exposição em Turim em 1968, já o mesmo não se pode dizer de Long que, ao longo dos anos (começou a expôr, curiosamente, também em 68) se tem aproximado e afastado dos conceitos subjacentes à Arte Povera, tomando-os por vezes como suficientes, por vezes como redutores.
Nesta exposição, Long apresenta fotografias e aquilo a que intitula Mud Works, murais monumentais com 5 por 20 metros, bem como objectos.
Penone apresenta um conjunto de obras que intitulou Sulla punta della matita si specchia la pelle dell’universo, obras a grafite mas explorando impressões e a sua conjugação com suportes de bronze, bem distante das obras apresentadas no Pompidou.
O Tucci Russo Studio per l’Arte Contemporanea foi fundado em 1975 e, desde então, tem apresentado exposições dos mais importantes artistas contemporâneos. Por lá passaram obras de Remo Salvadori, Marco Bagnoli, Sandro Chia, Enzo Cucchi, Mario Merz, Giovanni Anselmo, Jannis Kounellis e Marisa Merz. A exposição de Richard Long e Giuseppe Penone poderá ser vista até final de Abril.