quinta-feira, 6 de abril de 2006
GAMeC
A Galleria d’Arte Moderna e Contemporanea di Bergamo — GAMeC, apresenta, desde ontem, três exposições: Giulio Paolini — Fuori programma, Mario Finazzi — Fotografie e Keren Cytter — Atmosphere.
O percurso da exposição de Paolini articula-se ao longo de quatro salas da GAMeC, o salão de honra da Academia Carrara e uma aula da Academia Carrara de Belas Artes. O título da exposição, Fuori programma, refere-se a tudo aquilo que está, de facto, "fora" do programa do ensino das academias. A exposição divide-se em três núcleos, l’Aula di Pittura, l’Aula di Scultura e l’Aula di Disegno e uma última sala, Quadri d’autore. Esta exposição foi criada para este espaço. Paolini, nascido em 1940, é desde os anos 60 um dos artistas relevantes da arte contemporânea. Tendo passado, pontualmente, pela Arte Povera e pelos conceptualismos dos finais dos anos 60, Paolini continua a afirmar as suas opções por um classicismo formal.
O percurso da exposição de Paolini articula-se ao longo de quatro salas da GAMeC, o salão de honra da Academia Carrara e uma aula da Academia Carrara de Belas Artes. O título da exposição, Fuori programma, refere-se a tudo aquilo que está, de facto, "fora" do programa do ensino das academias. A exposição divide-se em três núcleos, l’Aula di Pittura, l’Aula di Scultura e l’Aula di Disegno e uma última sala, Quadri d’autore. Esta exposição foi criada para este espaço. Paolini, nascido em 1940, é desde os anos 60 um dos artistas relevantes da arte contemporânea. Tendo passado, pontualmente, pela Arte Povera e pelos conceptualismos dos finais dos anos 60, Paolini continua a afirmar as suas opções por um classicismo formal.
A exposição de Mario Finazzi compreende cerca de uma centena de obras deste fotógrafo italiano, obras pertencentes ao Archivio Fotografico di Mario Finazzi, entretanto adquirido pelo museu em 2003. A produção fotográfica de Finazzi constrói-se em torno de uma permanente desmaterialização do objecto, através de diversas técnicas, nomeadamente a solarização, na procura de uma estética que determina novos parâmetros para a avaliação do próprio meio.
A artista israelita Keren Cytter apresenta um vídeo — Atmosphere — produzido em 2005 em que desmonta as características das linguagens cinematográfica e televisiva, abordando situações tão diversas como o documentario, o melodrama, o sit-com e o género sentimental.