<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6432744\x26blogName\x3dANTES+DE+TEMPO\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://antesdetempo.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://antesdetempo.blogspot.com/\x26vt\x3d810648869186397672', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

terça-feira, 11 de abril de 2006

 
Millenium BCP ou Arte mal partilhada



Tenho-me deparado, com alguma frequência, com o facto de alguns senhores administradores ou directores de grandes empresas julgarem que, por dominarem plenamente o seu ofício, possuem conhecimento bastante para, não só darem opinião — regra geral erróneamente fundamentada — mas fazerem, em última análise, valer a sua vontade e decisão em áreas que lhes são absolutamente estranhas e relativamente às quais pouco ou nada entendem. O mundo da arte é frequentemente "assaltado" por estas inteligências, convencidas de que a subjectividade que lhe está associada é campo fértil para opinarem e susceptível de poder acatar passivamente decisões erróneas e, regra geral, arrogantes. O grande problema aqui é que estes poderes instituídos estão plenamente convencidos que dominam áreas de conhecimento em que não acertam uma. Este comportamento é, digamos, muito português; raramente se encontra este tipo de equívocos noutros países europeus em que administradores e directores de grandes empresas, bancos ou seguradoras há muito compreenderam que o seu sucesso se deve a "não brincarem em serviço" e por isso deixam aos profissionais de outras áreas a total responsabilidade de também "não brincarem em serviço" nas suas especialidades. Em Portugal, estas almas competentes da área bancária e financeira não só se consideram igualmente competentes, nomeadamente na área da arte como, muitas vezes, por arrogante teimosia, obrigam os seus colaboradores mais qualificados a "brincarem em serviço".
É exactamente isto que pode ser apreciado ao se visitar a exposição de excelentes obras de Júlio Resende da colecção Millenium BCP que está patente no salão nobre da Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa. O conjunto de obras de Resende que fazem parte da colecção do BCP é excelente, exceptuando uma série de gravuras de nível mais duvidoso. A peça fundamental da exposição é o extraordinário painél monumental Ribeira Negra que é apresentado pela primeira vez em Lisboa. Mas o que predomina nesta exposição é a sua apresentação. Quem desenhou o espaço do salão e a apresentação destas obras não faz a menor ideia do que é apresentar uma exposição de pintura e muito menos um painél como a Ribeira Negra. Conseguiram retirar ao painél a sua leitura e a sua monumentalidade. Emparedaram-no atrás de um estranho e bizarro esquema de paredes, retirando a possibilidade do recuo necessário à sua leitura. É absolutamente notório que o desenho da apresentação desta exposição é obra de amadores. Pena é que o profissionalismo e competência evidentes na área da banca não sejam, neste caso, sinónimos de inteligência e humildade em áreas para as quais não estão vocacionados nem possuem qualquer tipo de qualificação. Este é o exemplo acabado de como se estraga uma exposição. Arte mal partilhada.




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?