<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6432744\x26blogName\x3dANTES+DE+TEMPO\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://antesdetempo.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://antesdetempo.blogspot.com/\x26vt\x3d810648869186397672', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

segunda-feira, 18 de setembro de 2006

 
Diário da guerra



O mundo islâmico anda cada vez mais susceptível: ele é as caricaturas, ele é os textos do Papa. Atenção: um dia destes não nos será permitido qualquer comentário, qualquer reacção, muito menos uma retaliação. Por causa da divulgação do texto do Papa, uma freira italiana foi assassinada em Mogadishu, na Somalia. O silêncio amedrontado é a reacção ocidental. Por estas e por outras, estamos a perder a guerra.
O texto de Bento XVI, Fede, ragione e università. Ricordi e riflessioni, é um texto de alta qualidade intelectual, lido no âmbito de uma visita à Universidade de Regensburg. Será que os intelectuais do Ocidente perderam completamente "o pé"? Será que uma aula de filosofia e de teologia de altíssimo gabarito já não é possível no Ocidente? Há que andar a medir palavras e factos históricos? Leiam o texto, senhores intelectuais. Leiam-no e estudem-no. E decidam depois se a reacção absolutamente desproporcionada do Islão será só apanágio do dito fundamentalismo ou de um processo civilizacional que ainda se rege pela leitura primária e pela ignorância remetendo, necessáriamente, para a violência, a opressão e a censura.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?