<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6432744\x26blogName\x3dANTES+DE+TEMPO\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://antesdetempo.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://antesdetempo.blogspot.com/\x26vt\x3d685797521404101269', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

 
Adeus a Alain Robbe-Grillet



Morreu hoje Robbe-Grillet. Nascido em 1922, em Brest, Robbe-Grillet estudou matemática e biologia. Formou-se em 1945 pelo Instituto Nacional de Agronomia de Paris. Aos trinta anos muda radicalmente a direcção da sua vida. Começou a escrever e a publicar em 1951 com Les Gommes, seguindo-se Le Voyer (1955) e La Jalousie (1957). A partir de 1955 torna-se consultor literário das Editions de Minuit e consegue trazer para essa editora nomes como Claude Simon, Nathalie Sarraute, Michel Butor, Jacques Derrida e Pierre Bourdieu. Em 1959 publica Dans le Labyrinthe e escreve o argumento para o filme de Alain Resnais L'Année Dernière à Marienbad, que ganha o Leão de Ouro no Festival de Veneza em 1961. Em 1963 publica Pour un nouveau roman em que explana as suas ideias relativas às novas formas do romance francês com a descrição física e impessoal dos objectos e a exclusão de toda e qualquer leitura psicológica e ideológica. Critica a antropomorfização dos objectos, através da metáfora, o que o coloca em desacordo com Jean-Paul Sartre e Albert Camus. Em 1963 começa também a filmar. Inicia uma longa filmografia com L'Immortelle (1963), Trans-Europ-Express (1966), L'Homme qui ment (1968), Project pour une révolution à New York (1970), L'Éden et après (1971), N a pris les dés (1972), Glissements progressifs du plasir (1974), Le jeu avec le feu (1975), Topologie d'une cité fantôme (1976), etc. Continua a escrever, por vezes em colaboração, como acontece com La belle captive (1976) com René Magritte, Traces suspectes en surfaces (1978) com Robert Rauschenberg ou Le rendez-vous (1981) com Yvone Lenard. Foi eleito membro da Academia Francesa em 2004. Morreu hoje.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?