<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6432744\x26blogName\x3dANTES+DE+TEMPO\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://antesdetempo.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://antesdetempo.blogspot.com/\x26vt\x3d810648869186397672', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

 
Páginas notáveis (10)



6.363
O processo da indução consiste no facto de supormos válida a lei mais simples, a que se harmoniza com as nossas experiências.

6.3631
Mas a fundamentação deste processo não é lógica, é apenas psicológica.
É óbvio que não existe qualquer razão para se acreditar que ocorrerá de facto o caso mais simples.

6.36311
Que o Sol nascerá amanhã é uma hipótese, quer dizer, não sabemos se nascerá.

6.37
Não existe uma compulsão que faça uma coisa ter de acontecer pelo facto de outra ter acontecido. Só existe necessidade lógica.

6.371
A concepção moderna do mundo fundamenta-se na ilusão de que as chamadas leis da natureza são a explicação dos fenómenos da natureza.

6.372
Hoje fica-se pelas leis da natureza como algo de intocável, como os antigos ficavam diante de Deus e do Destino.
Ambos têm e não têm razão. A ideia dos antigos era mais clara uma vez que reconheciam um limite claro, enquanto que no novo sistema se tem que dar a aparência de estar tudo esclarecido.

6.373
O mundo é independente da minha vontade.

6.374
Ainda que tudo o que desejamos acontecesse, isto seria apenas, por assim dizer, uma graça do destino, uma vez que não existe uma conexão lógica entre a vontade e o mundo que a garantisse, e a suposta conexão física também não a poderíamos por sua vez desejar.

6.375
Como só há uma necessidade lógica, assim também só há uma impossibilidade lógica.

6.3751
Por exemplo, é impossível que duas cores estejam simultâneamente no mesmo ponto do campo visual, e de facto logicamente impossível, uma vez que isso é excluído pela estrutura lógica das cores.
Vejamos como esta contradição se apresenta na Física: mais ou menos sob a forma de uma partícula não poder simultâneamente ter duas velocidades, i.e., que não pode estar simultâneamente em dois pontos diferentes, i.e., que partículas que estejam em lugares diferentes ao mesmo tempo não podem ser idênticas.
(É óbvio que o produto de duas proposições elementares não pode ser nem uma tautologia nem uma contradição. A proposição segundo a qual um ponto do campo visual tem simultâneamente duas cores diferentes é uma contradição.)

6.4
Todas as proposições têm o mesmo valor.

6.41
O sentido do mundo tem que estar fora do mundo. No mundo tudo é como é e tudo acontece como acontece; nele não existe qualquer valor — e se existisse não tinha qualquer valor.
Se existe um valor que tenha valor então tem que estar fora do que acontece e do que é. Porque tudo o que acontece e tudo o que é o é por acaso.
Não pode estar no mundo o que o tornaria em não acaso, porque senão seria de novo acaso.
Tem que estar fora do mundo.

6.42
Por isso não pode haver proposições da Ética. As proposições não podem exprimir nada do que é mais elevado.

6.421
É óbvio que a Ética não se pode pôr em palavras.
A Ética é transcendental.
(A Ética e a Estética são Um.)


Ludwig Wittgenstein in Tratado Lógico-Filosófico, 1922.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?